quarta-feira, 17 de outubro de 2012



“Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Amós 3.3.
No dicionário, a palavra acordo significa: “entendimento recíproco, combinação, concordância, acordo entre ideias”. Dentro de um relacionamento, o acordo é primordial para quem deseja caminhar como um. “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Ef 5.31). Sabe-se que a vontade do Senhor é para que o casal ande junto, logo, é necessário aprender como entrar nesse acordo diário e viver nele continuamente.
Muitos casais hoje estão em conflito porque não conseguem sentar, conversar e decidir juntos o que é melhor para ambos.  O ser humano tem uma tendência a ser egoísta e a querer fazer aquilo que é somente para satisfazer a própria vontade, desde as simples coisas até as mais complexas. Mas a partir do momento que o casal se une, precisa aprender a lidar com essa situação, pois o acordo evita grandes atritos. Existem várias situações onde podem ser vistas que um cônjuge quer sempre ter a razão e decidir tudo sozinho. Tem casal que briga porque um quer praia e outro que serra; um quer passear com a família e o outro só quer saber de trabalhar. Meu Deus, tenha misericórdia! Quanto desgaste, enquanto tinham que viver em harmonia.
“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus”. Mt 18.19.
O casal pode ser comparado a uma orquestra sinfônica, onde existem instrumentos diversos. Porque o casal vem de criações, costumes, hábitos, atitudes e pensamentos diferentes. Algumas coisas que são colocadas na vida do ser humano desde a infância são difíceis de serem alteradas sem diálogo e paciência. Nessa orquestra conjugal, é necessário harmonizar e afinar duas vidas simultaneamente e transformar em um único som: o da paz, alegria, amor e companheirismo.
O processo do acordo precisa envolver ambas as partes e quando for necessário se estender a toda a família. Aproveite agora esse momento e reflita como o seu relacionamento pode melhorar quando você e o seu cônjuge conversarem mais e decidirem todas as coisas juntas. Por experiência própria, eu digo: vale a pena colocar o acordo dentro do casamento, porque há alguns anos apresentaram a mim e ao meu marido essa palavrinha, e nós fizemos e continuamos a fazer muito bom uso do aprendizado. Faça do acordo uma rotina e viva cada dia mais as bênçãos e alegrias que Deus tem para derramar sobre o seu lar.
Um grande beijo e um acordo abençoado,

Nenhum comentário:

Postar um comentário