sexta-feira, 28 de setembro de 2012

conflitos familiares @@@@crianças@@@@

Depressão infantil tem solução

A DEPRESSÃO INFANTIL é uma doença que vêm sendo muito enfatizada nos meios de comunicação, uma vez que sua incidência pode comprometer o desenvolvimento da criança e interferir em seu processo de maturidade psicológica e social. Geralmente não passa pela cabeça dos pais que seu filho possa estar depressivo, já que se acredita que a infância seja a idade da alegria, da fantasia, e não da tristeza. A depressão foi considerada a principal doença psiquiátrica do século XX, afetando aproximadamente oito milhões de pessoas só nos Estados Unidos, onde são feitas as principais pesquisas.
O que é Depressão?
É uma doença que pode ter causas físicas (diminuição de alguns neuro-transmissores) ou emocionais (situações traumáticas, conflitos familiares etc). Os sintomas mais comuns da depressão em um adulto são: profunda tristeza sem razão aparente, cansaço, desânimo, afastamento social, excesso de sono e distúrbios de apetite. Nos casos mais graves há riscos de tentativas de suicídio.
A Depressão infantil é igual à do adulto?
Não. Os sintomas podem apresentar-se sob formas diferenciadas. Ao invés de tristeza e desânimo, as crianças podem manifestar um comportamento agressivo e arredio. Elas não identificam seus sentimentos como os adultos, e por isso não sabem dizer se sentem tristeza, medo ou raiva. Em conseqüência desta incapacidade, tentam demonstrar que algo está errado xingando, batendo ou quebrando objetos. Esta é apenas uma tentativa de dizer aos adultos: ”Olhem para mim, preciso de ajuda!”. Outro sintoma comum da depressão Infantil é a compulsão por comida. A criança busca o prazer e a alegria, que deveria encontrar nas brincadeiras e no convívio com outras crianças, comendo muito ou o tempo todo.
Como é o tratamento da Depressão infantil?
Dentro da Psicanálise Infantil temos a Ludoterapia ou Terapia do Brincar. Esta técnica é uma excelente ferramenta de trabalho da psicanálise, pois através das brincadeiras as crianças falam de si mesmas, expondo seus conflitos com naturalidade e simplicidade. Enquanto participo dos jogos e faz-de-conta que as crianças criam, consigo trabalhar seus medos e angústias introduzindo situações da sua realidade.
Quais as dificuldades mais comuns na Psicoterapia Infantil?
Um dos maiores desafios é a inclusão da família no processo de tratamento. É muito comum que os pais pensem que a criança é o problema, e que apenas a ela deva ser dada atenção e acompanhamento. O que ocorre na maioria das vezes é que a criança apenas reflete os problemas que afetam também os pais e os irmãos. E é através desta criança que podemos reorganizar a família como um todo.
Programas violentos na TV podem causar depressão infantil?
Tanto para os adultos como para as crianças, assistir a programas, desenhos ou novelas onde apareçam cenas de violência não causa a depressão, mas pode ser um fator desencadeante para as pessoas que têm predisposição para terem a doença. Acredito que a psicologia da comunicação está sendo mal utilizada: estão fazendo uso indiscriminado das emoções do público para alcançarem picos de audiência. Recomendo aos pais que acompanhem e selecionem o que os filhos assistem, pois presenciar constantemente cenas de violência (física ou psicológica) faz com que as crianças aprendam que esta é uma forma de resolver os problemas do dia-a-dia.
Qual é o papel da escola neste sentido?
Este papel é muito importante em pelo menos dois aspectos: o primeiro é na identificação da criança deprimida. Dentro da sala de aula e nas atividades no pátio da escola pode-se observar muito de um aluno. Os professores devem estar atentos a qualquer mudança de comportamento das crianças. O isolamento e a agressividade, por exemplo, podem ser sinais de sofrimento emocional, o que exigirá maiores atenções. Mas é sabido que raramente os professores são treinados para perceber estas crianças de uma forma mais efetiva. Daí a importância do segundo aspecto: o serviço de psicologia dentro das escolas, como forma de prevenção do agravamento de casos de depressão e de outras doenças psíquicas.
Se um dos filhos do casal têm depressão, todos terão?
Não necessariamente. Se a causa da doença for exclusivamente orgânica, as chances aumentam. Mas se a principal causa for psíquica, torna-se mais raro, pois desde muito cedo mostramos nossas individualidades, respondendo de modo diferenciado às condições familiares e sociais.
Que alerta você faria aos pais?
Tomem muito cuidado com o diagnóstico e o tratamento da depressão. O tratamento correto, tanto para adultos quanto para crianças, passa por duas etapas: avaliação psiquiátrica para verificar a necessidade de uso (ou não) de medicação, e o acompanhamento psicológico para atender as necessidades emocionais que estão causando a depressão. Tratando-se da depressão infantil, o uso de medicação deve ser avaliado com muito mais cuidado, sendo recomendado apenas para os casos mais graves. Aliás, é bom que fique claro que tomar anti-depressivo e não fazer terapia, é como tratar somente a febre, e não a infecção que a gerou

Um comentário: